segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Psicologia Pop #1: Síndrome de Baba O'Riley

Este post é o post inaugural de um novo modelo de psicologia , a psicologia pop , idealizada por Alfred Bina e escrita por Noa Capelas. Hoje , a Síndrome de Baba O'Riley , que acomete onze entre dez adolescentes da nossa idade.

Ah , a adolescência. Aquela época onde todos somos rebeldes e insanos , brigando com nossos pais , não ligando para as instituições (escola , família , igreja) e principalmente , querendo chocar e experimentar de tudo. Álcool , cigarros , maconha e outras drogas , sexo , música , chocolates e todo e qualquer tipo de substância viciante.

Mas por quê raios os adolescentes tem essa necessidade de querer provar que são os caras , mesmo que dez anos depois percebam que tudo o que fizeram já foi feito anteriormente e nada mais choca? Pete Townshend, o guitarrista do The Who , também conhecido como o cara da guitarra-hélice , tem a resposta. Está lá , no disco deles de 1971 , "Who's Next" , na faixa inicial , "Baba O'Riley".

Está tudo lá: a arrogância e a prepotência ("I don't need to fight/to prove I'm right") , a necessidade de sobrevivência ("out here in the fields/i fight for my meals") e a perdição em si ("teenage wasteland"). O engraçado de tudo é que o próprio The Who serve como metáfora pra música. Começaram a carreira fazendo barulho e quebrando seus instrumentos , querendo morrer antes de ficar velhos ("My Generation" , de 65) e pouco tempo depois acabam amadurecendo e decidem lutar de outras maneiras , abandonando a rebeldia adolescente ("Won't Get Fooled Again" , do mesmo disco de Baba O'Riley).

Mas que fique bem claro: a adolescência é uma fase normal , onde é até saudável experimentar um ou outro cigarrinho. Desde que com responsabilidade e com auto-controle. Aquela coisa clichê comercial de cerveja. Aprecie com moderação e seja feliz.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu tô te avisando: você ainda vai se empolgar com esse lance de Psicologia Pop, vai trair a causa e desencanar de Jornalismo! xDD
Bem, alertas aleatórios a parte, eu gostei da idéia!

Anônimo disse...

responsabilidade é o segredo de tudo.
Abraços,MC

Anônimo disse...

Tu sabe que eu não era rebelde? Minha discografia dessa época é mágica: Smiths,R.E.M.,Stone Roses, New Order, My Bloody Valentine, House of Love. Bons tempos!