terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O Ano dos Seis

"Ser leitor de blogs em pleno final de ano é uma merda. Afinal, em todos os blogs rola aquela reflexão sobre o ano que se passou e as etapas que terminam, a expectativa pelas mudanças do ano que se aproxima, enfim, um clichê total". (Marco Lopez)

E como não podia deixar de ser , depois da retrospectiva musical e tal , aquela coisa "pseudojornalista" , um post não-literário e talvez muito confessional pra fechar o ano. Estamos a dois dias do Natal e sabe qual a minha vontade de dizer oi pro Papai Noel? Nenhuma. Não sei se é pela sensação de "fuck , estamos terminando o ano e de certa maneira eu nem o aproveitei" , pela falta de dinheiro , por uma sensação de vazio ou qualquer coisa do tipo. Ou , pior de tudo , se é medo do "terceirão". Porque se eu já não tive tempo pra muita coisa esse ano , ou tive até demais e joguei fora , ano que vem vai ser fudido.

Escrever , sim , como sempre. Ouvir música e falar mal dela? Claro. Mas e os pequenos prazeres da vida? Como correr na chuva , deitar no sofá e meditar ouvindo música , rever os velhos filmes de fossa , dar-se ao luxo de ter uma fossa? Vão ficar para os quinze minutos do intervalo. Porque agora , meu amigo , é a hora de mostrar serviço. E não , eu não quero mostrar serviço , seu moço , sou muito jovem pra morrer de cansaço. Here we fucking go , já diziam os Glasvegas.

Olhando pra trás , foi um ano ótimo. Foi um ano de merda. Foi um ano bom , com alguns altos e muitos baixos. Novos amigos? Poucos , pra falar a verdade. Mas os poucos que chegaram fizeram a diferença. Ou simplesmente se aproximaram ainda mais a ponto de serem indispensáveis hoje. E meu deus , quantos litros de Coca-Cola nós devemos ter tomado esse ano? Por baixo , uns cinquenta , setenta litros. Foram muitas as Cocas. Haja crises , de amor , de falta de atenção , de briga com os pais , de identidade. E sempre o beijo da bebida amada pra ajudar.

My baby's gone (Glasvegas again). Teve o show do REM. E as tardes na casa do Will , jogando bola. E a quinta-feira do Pólo e o churras do Bina. As segundas e quartas no metrô Ana Rosa-Sumaré-Luz-Vila Mariana. Os almoços de segunda com o Bronha. As idas autistas à Paulista com o Bina no começo do ano. E o banho de chuva , lá em Janeiro , lembra? As mil festas de aniversário , as cagadas feitas em cada uma delas. A Gincana ("ei , eu vou abrir a gincana!") , os ensaios. E teve a Audição , despedida. Algumas aulas memoráveis. O almoço com o Leandro. Tocar violão no Centro Cultural. Beber água no A. Blackjack na aula do Rodrigo. Sabe , teve muita coisa realmente foda. E o engraçado é que a gente só lembra delas quando começa a forçar a memória.

Porque no mais , a gente sempre vai lembrar dos grandes acontecimentos. Namoradas , foras , fossas , brigas feias. Mas são essas pequenas coisas que a gente vai contar pros filhos. E bem , se não foi um ano incrível , heróico , como 1958 (the boy from Ipanima) ou 68 (valeu Zuenir!) , foi um ano pra se lembrar. Obamatic for the People. César Cielo no seu quadrado. The crisis , the crisis , the horror , the horror. 2008 valeu. O ano do Clube. O ano dos Seis. Eu tô cada vez me desvirtuando e misturando a minha vida com a do mundo todo. E eu poderia ficar aqui falando horas e horas sobre todas as pessoas e acontecimentos mágicos , especiais , passageiros , religiosos , amorosos , divertidos , engraçados , trágicos ou simplesmente marcantes de 2008. E bem , este aqui é dedicado de certa forma a todas essas pessoas e acontecimentos. Mas especialmente aos Seis.

O Bronha , no começo do ano , em meio a uma de suas crises , falou: "se bobiar eu não tenho nem seis caras pra carregar o meu caixão quando eu morrer". Eu pus me a pensar nisso - tentando tirar toda a carga funerária dessa frase. São os seis: ele mesmo , o Bronha , o Dinha , o Bina , o Zóide , o Negão e o Will. Cada um de vocês sabe bem porque é que está aqui. Eu espero. E se de certa maneira eu consegui estar aqui hoje , falando isso , foi graças bastante a vocês. Às piadas do Bronha nas horas tristes , as sessões psicológicas com o Bina , as jams com o Negão , às aulas e caminhadas e noites perdidas com Zóide e Dinha , à presença quase sumida porém sempre por perto do Will. 2008 foi nosso , galerinha. E 2009 pode chegar que a gente vai matar a pau , puta que pariu.

Zé no céu e Coca na terra!

Rapnewear! :D
PS: Se bobiar eu ainda volto aqui até o fim do ano. De qualquer maneira , bom Papai Noel pra vocês todos. E , como não podia deixar de ser , a recomendação da trilha. Olha , tem um disco muito bom dos Beach Boys cantando músicas de Natal. E tem o Elvis. E tem o Otis Redding fazendo "White Christmas" , que é um tesão. Mas a melhor de todas ainda é a nossa brasileiríssima "Boas Festas" , com os Novos Baianos.

5 comentários:

Anônimo disse...

QUE CADA HOMEM DESCUBRA NO SEU SEMELHANTE UM COMPANHEIRO.
EM CADA COMPANHEIRO UM AMIGO.
EM CADA AMIGO UM IRMÃO.

FELIZ NATAL !!!

Abração,MUT

Anônimo disse...

Nossa, essa citação do começo é muito verdadeira! hauhauhauha

Well, feliz natal, Noa!

Hugemiler disse...

Oooh que bonitinho.... você saiu na frente pela corrida dos posts retrospectiva, mas eu acho que nem de longe o meu vai conseguir ficar tão bom =[. Ponto pra ti, velhinho.

Cara, o que falar? 2008 foi foda mesmo, e como disse o grande renato russo - se você retirar todo o tema melancólico da coisa, porque vamos ter muitos anos pela fente, e o tom de dedicatória pro amorzinho - "Lembro das tardes que passamos juntos/Não é sempre mais eu sei/Que você está bem agora/Só que este ano/O verão acabou/Cedo demais."

Mas o verão terminou pra começar outro ano, e vocês não vão se livrar fácil de mim =]. Cocas, Paulista, Zé e projetos paralelos. Maninho, ano que vem não perde por esperar"

Putabraço e happy holidays.

p.s.: minha palavra de verificação foi um "tesao" escrito em vermelho... o.o

Gustavo disse...

AAh, nem tem o que dizer neeeh xDD
nem vale a pena nós escrevermos mtas retrospectivas pq com certeza construimos muitas de nossas históriaas juntoos!! e que seja assim pra sempre caraa..pra não faltar histórias qndo escrevermos nossas biografias de musicos e jornalistas aposentadoss!! shuahsuashua.

Abraçãooooo fera.

Anônimo disse...

Eu acabo de apagar uma puta análise do texto.A verdade é que depois de tudo que aconteceu foi um texto feliz, e isso merece um comentário
Feliz Natal
Tamo ai ano que vem, agente aidna acaba com a coca do planeta!!