sábado, 20 de dezembro de 2008

Top 10 Canções Nacionais 2008

1 - Wado - Melhor
Pra vocês verem que mudar de vez em quando é bom , mas custa tempo. Uma canção quase jorgebeniana , com o auxílio luxuoso das cordas.

2 - Cérebro Eletrônico - Sérgio Sampaio
Uma fantasia pós-moderna , um delírio , uma canção de amor. Os rapazes do Cérebro Eletrônico ressucitam Sérgio Sampaio nessa linda balada. Segundo lugar pra eles.

3 - Pullovers - Marinês
Depois de uma longa espera por material novo , o Pullovers aparece nos 45 do segundo tempo com essa bela canção , mostrando a herança que eles receberam do IRA! sobre a arte de fazer canções sobre São Paulo , aqui falando de uma aprendiz de contadora da Zona Leste.

4 - Tom Bloch - O Refém
Numa das letras mais bonitas da nova geração do rock brasileiro , Pedro Veríssimo compara o amor a uma cela de prisão e destrói qualquer coração na frase final: "Eu sempre soube que o amor é um seqüestro".

5 - Beto Só - O Tempo Contra Nós
Lembrando bons e velhos poetas da estrada , Beto Só constrói essa canção sobre um amor se esfacelando por culpa da vida cotidiana. Ou não.

6 - Violins - Entre o Céu e O Inferno
As letras pensativas de Beto Cupertino aliadas às já habituais guitarras do grupo goiano Violins dão o tom aqui. Com um jogo de oposições permeando a música toda , Beto conclui: "A lama e a glória são a mesma bosta".

7 - Wonkavision - O Ímpar Perfeito
A primeira das canções lançadas pela Wonkavision em 2008 é também a melhor. Uma pena que eles frustraram grandes canções como "Tanto Faz" e "Superpoder" , mas essa aqui valeu a pena. É ouvir e se apaixonar pela Manu.

8 - Moptop - Bom Par
Emulando alguma influência de Los Hermanos , o Moptop pede uma segunda chance e conquista qualquer um com essa bela canção.

9 - Lasciva Lula - Entre Gêmeos & Leão
Na despedida do grupo carioca , o EP "Lasciva Lula V" , emerge, entre as outras cinco canções , essa pequena jóia. É o velho Lasciva Lula de sempre , e eles vão deixar saudade.

10 - Gero Camilo - Jobinamente
Pra quem não se lembra , Gero Camilo é ator , e é o cara que casa com o Rodrigo Santoro no Carandiru. Mas esse seu disco de estréia é realmente uma surpresa , "Canções de Invento". E aqui está ele falando sobre São Paulo , sobre chuva , sobre Tom Jobim. Genial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um FELIZ e SANTO NATAL à vc e aos seus,MUT

Abração!!