sábado, 10 de janeiro de 2009

Os Pássaros

Ontem à noite , enquanto eu ouvia pela enésima vez o meu dvd indie (um dia eu explico direito) , eu lembrei de mais uma boa razão pra amar o Teenage Fanclub. Ou melhor , duas. A primeira , é que eles fazem ótimos covers. E a segunda é que eles são seguidores fiéis da escola byrdsniana de música.

Quanto à primeira , que fique bem claro: eu comecei a gostar de "About a Girl" e considerar mais o Nirvana com a cover deles. E também conheci Pixies por "Here Comes Your Man". Além disso , eles fazem covers de Velvet Underground , Byrds , Beatles e uma improvável porém excelente regravação de "Like a Virgin". É como se o Nirvana tocasse Like a Virgin. Genial.

Mas a segunda é talvez mais importante. Conversando com o Bina na varanda da casa dele , acompanhado de bons vinis e boa Coca , eu me dei conta que talvez seja esse o meu estilo favorito de música. O estilo Byrds. Que também é o estilo Beatles no Rubber Soul. Violões , riffs preguiçosos de guitarra , um baixo não tão aparente e letras simples , porém pequenas obras-primas. É quase um sacrilégio dizer isso , mas um dos trechos da Bíblia que eu mais adoro é o Eclesiastes citado em "Turn Turn Turn" , dos Byrds. Ou é como gostar de Bob Dylan pelas versões deles.

O que mais dizer de uma banda que teve Gene Clark , David Crosby , Roger McGuinn e Gram Parsons em sua formação? Os primeiros discos , folk rock , são os favoritos. Mas o trabalho deles com a psicodelia e com o country (com o primeiro disco de country-rock , "Sweetheart of Rodeo" , de 1968) são interessantíssimos também.

Pra fechar , duas coisas. A primeira é o texto do CEL sobre os Byrds , "Pássaros Onipresentes" . A outra é o vídeo de "I'll Feel A Whole Lot Better" , que foi a força motriz desse texto. Divirtam-se.

PS: Amanhã de manhã este que vos fala se encaminha para Peruíbe , no projeto "Endless Summer". :D. Até sexta , ou sábado , ou quando a inspiração bater.

Nenhum comentário: